Desafio Hotmart - Dia #3 - O que é persona e como definir a sua - PARTE 1



O Hotmart entende que nós vamos levar dois dias para completar a primeira lição. Eu já fiz a minha por estar trabalhando nisso desde o ano passado, mas confesso que levei semanas nessa questão do nicho. É uma característica do brasileiro em geral ter conhecimentos diversos, em várias áreas e não ser especialista em nada. Eu sempre esbarrava na paixão x rentabilidade. Minha área de paixão mesmo é artes e entretenimento, mas vivendo na "capital da música" eu enxerguei um lado B da arte que eu desconhecia onde o sonho conflita com a realidade. Então entendo que esta primeira lição é bastante desafiadora e a plataforma te dá 1 dia de bônus sem lições para você focar somente nisso.

Minha dica pessoal para você que quer completar o desafio em 30 dias mesmo: não seja exigente demais com você mesmo e seus conhecimentos. O apelo de fazer somente aquilo é gosta é grande, mas se você já não está fazendo sua paixão é porque tem dúvidas do retorno financeiro dela. Então pegue algo que você está familiarizado mais do que sua paixão e segue dali.

Poxa, mas eu queria fazer minha paixão! Beleza, você pode fazer. Mas são raros os casos de você acertar de primeira. E se você começar com um assunto que não seja necessariamente a sua "menina dos olhos" você será muito mais à prova de frustração e se sentirá mais seguro e motivado para elaborar seu próximo conteúdo ;)

Sobre o Dia#3, o desenvolvimento da Persona é tão chato quanto o do nicho. Igualmente difícil, eu diria. Tanto que o Hotmart também te dá 2 dias para pensar no assunto. Por que? Porque você precisa definir um público alvo e aprofundá-lo. A maioria das pessoas (não se ofenda se você estiver entre estas), não tem a noção que TODO produto tem um público alvo pré-definido e muito bem estudado antes e depois de ser lançado.

"Toda comunicação deve ser direcionada para um público que deseja ou necessita do produto ou serviço em questão.
Esse público potencialmente consumidor é chamado público-alvo. Definir qual é esse público para o qual a comunicação deve ser dirigida é fundamental. É a partir dessa definição que são feitas as escolhas dos meios e veículos de comunicação mais adequados para transmitir a mensagem para esse público. A não ser que você goste de vender geladeiras para esquimós, a escolha do público-alvo deve preceder qualquer início de campanha."           fonte: http://comercial.redeglobo.com.br/informacoes_comerciais_manual_basico_de_midia/manual_basico_publico.php

 Ao definir um público-alvo, conforme a vídeo-aula e fundamentos de marketing, são levados em consideração a idade (crianças, adultos, adolescentes), o gênero (homens ou mulheres) e localização (país, estado, cidade). A criação da persona acontece quando você já definiu isso e vai aprofundar a descrição do seu público-alvo. O quanto mais específico e menos abrangente for a sua persona, mais chances do seu resultado ser bem-sucedido.

Para a Vanessa Pipoqueira, eu sabia que era o público do cinema da minha cidade. Sabia que eram homens e mulheres de Tatuí e região. Não tinha a menor noção de quem eram e como eram. Então eu descobri que para o conteúdo do meu canal no Youtube, meu maior público eram pré-adolescentes de 11 - 14 anos, na maioria meninas (apesar de o gráfico do Youtube mostrar que o público é, na maioria masculino, na prática quem de fato acompanhava meu canal e não tinha visualizado mais  vezes um único vídeo, eram as garotas) ; no perfil do Facebook são homens entre 25 - 40 anos; na página do Cine Santa Helena, homens e mulheres de 16 - 35, na maioria mulheres, da região de Tatuí; no Instagram, homens e mulheres de 20 - 30 anos, incluindo estrangeiros. Então se formos resumir o público-alvo da Vanessa Pipoqueira se resume a HOMENS E MULHERES DE 11 A 40 ANOS. Isso é excessivamente abrangente para a criação de qualquer conteúdo.

Mas tendo a distinção de cada público, em cada plataforma, posso criar conteúdos muito mais direcionados para com quem eu desejar falar. E, a partir daí, a fidelidade do público é certa. No Hotmart decidi fazer uma abordagem diferente, não relacionada a cinema, mas para dividir minha experiência em como contornar o desemprego e a crise. Então do meu público-alvo, eu posso extrair uma persona bem específica.

Primeiro vou definir o público-alvo.
Gênero: Homens e mulheres
Idade: 20 - 35 anos   >> ainda é abrangente<<
Localização: Brasil   >> muito abrangente <<

Por que esta faixa etária? Porque entre 16 e 19 anos, há muito recrutamento de jovens aprendizes, além dessa idade estar mais preocupada em estudar do que trabalhar. Mais que 35 anos, o brasileiro não está familiarizado com tecnologia e internet, o que naturalmente já dificulta a inserção no mercado de trabalho atual; mas a questão é que as chances de alguém de mais de 35 anos acessar e comprar um curso pela internet é bem melhor do que esta faixa de idade escolhida. Parece uma grande segregação, mas isso é chamado segmentação.

Confira a continuação da matéria aqui: https://bloghdroid.blogspot.com.br/2017/11/desafio-hotmart-dia-3-o-que-e-persona-e_6.html

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